Pular para o conteúdo principal

Credo Niceno-Constantinopolitano



Introdução
        Este texto que segue abaixo é o texto latino de 589 d.C do Concílio de Toledo, onde combate os seguintes tipos de heresias: a negação da divindade de Cristo; a negação do nascimento virginal de Cristo; a negação da divindade do Espírito Santo.
        O termo “católico” aqui utilizado refere-se a universalidade da Igreja, que não está presa ao tempo e muito menos é subordinada a sociedades, povos e governos, a Igreja de Cristo engloba pessoas de todas as épocas, condições sociais, diferentes povos e culturas; e homens e mulheres.
        E ainda, o termo “a vida do mundo vindouro” refere-se a vida eterna que será consumada com a Segunda Vinda de Cristo que trará o juízo final e a Nova Jerusalém para os eleitos e a condenação eterna para os ímpios, pecadores e escanecedores.
Fonte: A Confissão da Fé Apostólica, tradução: Jaci Maraschin, São Bernardo do Campo [SP] e Porto Alegre [RS]: IEPGCR & CONIC, 1993. [adaptado]
Texto:
Cremos em um só Deus, Pai, Onipotente,
criador do céu e da terra,
e de todas as coisas visíveis e invisíveis.

E em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho unigênito de Deus,
gerado do Pai antes de todos os tempos,
[Deus de Deus,]
Luz de Luz,
Verdadeiro Deus de verdadeiro Deus,
gerado, não feito,
consubstancial com o Pai,
por quem todas as coisas foram feitas,
o qual por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu,
e encarnou por obra do Espírito Santo, da Virgem Maria,
e foi feito homem.
Foi crucificado por nós sob o poder de Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado.
E ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras, e subiu ao céu,
e está sentado à mão direita do Pai,
e virá outra vez com glória a julgar os vivos e os mortos,
e o seu reino não terá fim.

E cremos no Espírito Santo, Senhor, doador da vida,
procedente do Pai [e do Filho],
O qual com o Pai e o Filho juntamente é adorado e glorificado,
o qual falou pelos profetas.

Cremos na Igreja una, santa, católica e apostólica,
Reconhecemos um só batismo para a remissão dos pecados.
E esperamos a ressurreição dos mortos,
e a vida do mundo vindouro. Amém.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Credo Apostólico

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra. Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.  ---------------------------------------------------------------------------- O Credo Apostólico, o mais conhecido dos credos, é atribuído pela tradição aos doze apóstolos. Mas os estudiosos acreditam que ele se desenvolveu a partir de pequenas confissões batismais empregadas nas igrejas dos primeiros séculos. Embora os seus artigos sejam de origem bem antiga, acredita-se atualmente que o credo apostóli

Sobre a Penitência (Ambrósio de Milão)

De nobre família romana , nasceu em Trévires. Aos 31 anos era, em Milão, governador das províncias da Emília e da Ligúria. Na vacância da sede episcopal da cidade, foi eleito bispo (pelo povo) embora ainda fosse apenas catecúmeno [novo convertido]. Recebeu então em breve prazo o batismo, a ordenação e a sagração episcopal. Sob a direção do sacerdote Simpliciano, adquiriu boa cultura teológica e leu os principais autores gregos, sobretudo Orígenes e são Basílio [de Cesareia] - cujos escritos eram famosos. Conselheiro de vários imperadores, foi também quem batizou santo Agostinho, para cuja conversão contribuíra. (Morte aproximadamente: 397) GOMES, Cirilo Folch Antologia dos Santos Padres, São Paulo: Paulinas, 1973- p.228) LIVRO I Se o mais alto grau das virtudes é o que tem por fim o proveito da maioria, a moderação é com certeza a mais bela de todas; ela nem mesmo ofende aqueles que condena, e costuma tornar dignos de absolvição aqueles que teria condenado. Enfim,

A voz da Reforma – Texto da Reforma Protestante

Devido a Reforma, estou postando este texto, que é um dos exemplos do trabalho de interpretação bíblica feita por Martinho Lutero, este texto também está postado no blog Edmario Servo.    Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido (Salmo 2:1-2)             É evidente que a palavra reis aqui se refere a Herodes e Pilatos, mesmo Pilatos não tendo sido rei, porque os dois operaram juntos para cumprir o conselho de Deus profetizado: destruir a Cristo. Por príncipes , se entende os líderes entre os sacerdotes. Por gentios , os soldados romanos que estavam sob as ordens de Pilatos, que maltrataram a Jesus, castigando-o e crucificando-o. Por povos , ao povo judeu.             Nota-se aqui a modéstia do profeta, quando brandamente fala da fúria destes homens apesar de que, com justiça poderia haver mencionado aquelas lamentáveis expressões dos judeus: “Cru