Pular para o conteúdo principal

A voz da Reforma – Texto da Reforma Protestante

Devido a Reforma, estou postando este texto, que é um dos exemplos do trabalho de interpretação bíblica feita por Martinho Lutero, este texto também está postado no blog Edmario Servo.


 
Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido (Salmo 2:1-2)
            É evidente que a palavra reis aqui se refere a Herodes e Pilatos, mesmo Pilatos não tendo sido rei, porque os dois operaram juntos para cumprir o conselho de Deus profetizado: destruir a Cristo. Por príncipes, se entende os líderes entre os sacerdotes. Por gentios, os soldados romanos que estavam sob as ordens de Pilatos, que maltrataram a Jesus, castigando-o e crucificando-o. Por povos, ao povo judeu.
            Nota-se aqui a modéstia do profeta, quando brandamente fala da fúria destes homens apesar de que, com justiça poderia haver mencionado aquelas lamentáveis expressões dos judeus: “Crucifica-o”, “Crucifica-o”, e outras falas más carregadas de ira, baixeza, e vergonha acusando a Cristo. Porém o profeta chama a estas expressões de consultas, meditações. Consulta significa contínuas conversações, e aqui está usado com um sentido mal, porque aquele que ama sempre está disposto a falar espontaneamente daquele que ama, e o que odeia, sempre fala daquele que odeia. A mesma modéstia aparece nas palavras amotinar e pensar, o trecho em si era muito mais atroz do que estes termos querem dizer sentido comum das palavras. Com ele se nos ensina a não exagerar na má conduta dos homens se não amenizá-las dentro do possível, demonstrando assim que não sentimos tanto indignação por nossa causa se não muito mais lástima por eles.
            Contra o Senhor, e contra seu ungido, também é uma expressão de fé. Deus ordena sua Palavra desta maneira para que aprendamos, para nosso consolo e exortação que jamais sofreremos uma injúria que não tenha ofendido antes mais a Deus do que a nós mesmos. E este é o cuidado que Deus Pai tem sobre nós: todo mal que façam a nós Ele sente antes e demonstra sua indignação diante de tais feitos. Isto é o que Davi nos apresenta, para que nos mantenhamos despojados de todo sentimento de vingança e que sintamos lástima daqueles que fazem mal a Igreja de Cristo pois, finalmente, não nos injuriam a nós somente, na verdade, destroem-se a si mesmos.
                                               Traduzido de Solo Por Fe (devocionais de Martinho Lutero                                                editadas pelas editoras Concórdia e Sinodal – Comisíon Interluterana         de Literatura, Tradução para o espanhol de Waldomiro Maili -1983.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Credo Apostólico

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra. Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.  ---------------------------------------------------------------------------- O Credo Apostólico, o mais conhecido dos credos, é atribuído pela tradição aos doze apóstolos. Mas os estudiosos acreditam que ele se desenvolveu a partir de pequenas confissões batismais empregadas nas igrejas dos primeiros séculos. Embora os seus artigos sejam de origem bem antiga, acredita-se atualmente que o credo apostóli

Sobre a Penitência (Ambrósio de Milão)

De nobre família romana , nasceu em Trévires. Aos 31 anos era, em Milão, governador das províncias da Emília e da Ligúria. Na vacância da sede episcopal da cidade, foi eleito bispo (pelo povo) embora ainda fosse apenas catecúmeno [novo convertido]. Recebeu então em breve prazo o batismo, a ordenação e a sagração episcopal. Sob a direção do sacerdote Simpliciano, adquiriu boa cultura teológica e leu os principais autores gregos, sobretudo Orígenes e são Basílio [de Cesareia] - cujos escritos eram famosos. Conselheiro de vários imperadores, foi também quem batizou santo Agostinho, para cuja conversão contribuíra. (Morte aproximadamente: 397) GOMES, Cirilo Folch Antologia dos Santos Padres, São Paulo: Paulinas, 1973- p.228) LIVRO I Se o mais alto grau das virtudes é o que tem por fim o proveito da maioria, a moderação é com certeza a mais bela de todas; ela nem mesmo ofende aqueles que condena, e costuma tornar dignos de absolvição aqueles que teria condenado. Enfim,