Devido a Reforma, estou postando este texto, que é um dos exemplos do trabalho de interpretação bíblica feita por Martinho Lutero, este texto também está postado no blog Edmario Servo.
Por que se amotinam os gentios, e
os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam e os
governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido (Salmo
2:1-2)
É evidente que a palavra reis
aqui se refere a Herodes e Pilatos, mesmo Pilatos não tendo sido rei, porque os
dois operaram juntos para cumprir o conselho de Deus profetizado: destruir a
Cristo. Por príncipes, se entende os líderes entre os sacerdotes. Por gentios,
os soldados romanos que estavam sob as ordens de Pilatos, que maltrataram a
Jesus, castigando-o e crucificando-o. Por povos, ao povo judeu.
Nota-se aqui a modéstia do profeta,
quando brandamente fala da fúria destes homens apesar de que, com justiça
poderia haver mencionado aquelas lamentáveis expressões dos judeus:
“Crucifica-o”, “Crucifica-o”, e outras falas más carregadas de ira, baixeza, e
vergonha acusando a Cristo. Porém o profeta chama a estas expressões de
consultas, meditações. Consulta significa contínuas conversações,
e aqui está usado com um sentido mal, porque aquele que ama sempre está
disposto a falar espontaneamente daquele que ama, e o que odeia, sempre fala
daquele que odeia. A mesma modéstia aparece nas palavras amotinar e pensar, o
trecho em si era muito mais atroz do que estes termos querem dizer sentido
comum das palavras. Com ele se nos ensina a não exagerar na má conduta dos
homens se não amenizá-las dentro do possível, demonstrando assim que não
sentimos tanto indignação por nossa causa se não muito mais lástima por eles.
Contra o Senhor, e contra seu ungido, também
é uma expressão de fé. Deus ordena sua Palavra desta maneira para que
aprendamos, para nosso consolo e exortação que jamais sofreremos uma injúria
que não tenha ofendido antes mais a Deus do que a nós mesmos. E este é o
cuidado que Deus Pai tem sobre nós: todo mal que façam a nós Ele sente antes e
demonstra sua indignação diante de tais feitos. Isto é o que Davi nos
apresenta, para que nos mantenhamos despojados de todo sentimento de vingança e
que sintamos lástima daqueles que fazem mal a Igreja de Cristo pois,
finalmente, não nos injuriam a nós somente, na verdade, destroem-se a si
mesmos.
Traduzido
de Solo
Por Fe (devocionais de Martinho Lutero editadas pelas editoras Concórdia e
Sinodal – Comisíon Interluterana de Literatura, Tradução para o
espanhol de Waldomiro Maili -1983.)
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