Pular para o conteúdo principal

Propósito do blog



O propósito deste blog é transcrever escritos cristãos pós- escriturísticos que vão do século II até o século XIX.
Estas transcrições desejam atingir teólogos, filósofos, historiadores e cristãos em geral. Sendo que a precedência de critério ao escolher estes escritos é determinada pela minha confessionalidade protestante e evangélica.
Por isso, a confessionalidade minha é norteada nos seguintes credos e confissões (que estarei divulgando): Credo dos Apóstolos, Credo de Atanásio, decisões dos Concílios de Niceía 1, Constantinopla, Éfeso e Calcedônia, e Sola Gratia, Sola Fide, Sola Scriptura, Soli Deo Gloria, Solo Christus, Confissão de Fé de Westminster, Catecismo Menor de Westminster, Catecismo Maior de Westminster, Cânones de Dort, Confissão Belga, Catecismo de Heildelberg, Confissão Escocesa, Confissão de Fé da Guanabara, Segunda Confissão Helvética, Confissão Batista de Londres (séc.XVII). Compromissos da Missão JOCUM.
Ao lermos este textos nos é possibilitado ver diferentes dimensões da riqueza da cultura cristã, e diversificadas formas de expressão da verdade revelada do Evangelho de Cristo.


O exame dos textos também servem para não cairmos no senso de comum de apenas dizermos que "Agostinho" disse sem nunca o termos lido, e falar que "Anselmo de Cantuária" escreveu sem cotejarmos seus textos. Portanto é sempre bom seguir o princípio da Renascença AD FONTES (voltarmos às fontes).
 
 
Espero em Cristo Jesus que este blog contribua para maior conhecimento e também até crescimento espiritual para cada um que ler estes textos. Com o desejo de servir é que agradeço.
Edmario Soares Diniz




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A voz da Reforma – Texto da Reforma Protestante

Devido a Reforma, estou postando este texto, que é um dos exemplos do trabalho de interpretação bíblica feita por Martinho Lutero, este texto também está postado no blog Edmario Servo.    Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido (Salmo 2:1-2)             É evidente que a palavra reis aqui se refere a Herodes e Pilatos, mesmo Pilatos não tendo sido rei, porque os dois operaram juntos para cumprir o conselho de Deus profetizado: destruir a Cristo. Por príncipes , se entende os líderes entre os sacerdotes. Por gentios , os soldados romanos que estavam sob as ordens de Pilatos, que maltrataram a Jesus, castigando-o e crucificando-o. Por povos , ao povo judeu.             Nota-se aqui a modéstia do profeta, quando brandamente fala da fúria...

A Didaquê ou Ensino dos Doze Apóstolos

 A "Didaquê" é como um antiquíssimo manual de religião. Julga-se ter sido redigida entre os anos 90 e 100, na Síria, na Palestina ou em Antioquia . Traz no título o nome dos apóstolos, mas não pretende ser de autoria de algum deles. O texto divide-se em 3 partes: a primeira é um tratado de ética (capítulos: 1 a 6); segunda (capítulos 7 a 10) é uma descrição de uma ordem de culto, e a terceira (capítulos 10 a 15) refere-se a uma instrução para a vida comunitária. Os antigos Pais da Igreja mencionaram muitas vezes a Didaquê. Seu texto, porém, parecia perdido até que em 1883 foi descoberto um manuscrito grego, e logo após foram descobertos ainda outros fragmentos (em copta, grego e latim). (Por Cirilo Folch Gomes, Antologia dos Santos Padres, São Paulo: Paulinas, 1973, p.26).   O fragmento aqui se refere aos capítulos 1 e 5, que falam respectivamente sobre o caminho da vida e o caminho da morte: CAPÍTULO I 1Existem dois caminhos: o caminho da vida e o caminho da m...

Sobre a Penitência (Ambrósio de Milão)

De nobre família romana , nasceu em Trévires. Aos 31 anos era, em Milão, governador das províncias da Emília e da Ligúria. Na vacância da sede episcopal da cidade, foi eleito bispo (pelo povo) embora ainda fosse apenas catecúmeno [novo convertido]. Recebeu então em breve prazo o batismo, a ordenação e a sagração episcopal. Sob a direção do sacerdote Simpliciano, adquiriu boa cultura teológica e leu os principais autores gregos, sobretudo Orígenes e são Basílio [de Cesareia] - cujos escritos eram famosos. Conselheiro de vários imperadores, foi também quem batizou santo Agostinho, para cuja conversão contribuíra. (Morte aproximadamente: 397) GOMES, Cirilo Folch Antologia dos Santos Padres, São Paulo: Paulinas, 1973- p.228) LIVRO I Se o mais alto grau das virtudes é o que tem por fim o proveito da maioria, a moderação é com certeza a mais bela de todas; ela nem mesmo ofende aqueles que condena, e costuma tornar dignos de absolvição aqueles que teria condenado. Enfim,...